TURMA ESPECÍFICA PARA O CREA-RN (Assistente Administrativo)

Sobre o curso
Observações importantes:
- O curso é atualizado e se for comprado antes do edital o curso irá disponibilizar as aulas acrescidas para ficar de acordo com o edital.
- O curso é online, sendo necessário acesso a internet. (pode ser acessado por tablet, smartphone ou PC)
- No boleto o prazo para a aprovação da compra pode variar até 24 horas, no cartão 4 horas no máximo.
Conteudo programático
23 Lessons100h
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura: compreensão e interpretação de textos. 2. Sequências textuais: narrativa, descritiva,
argumentativa, explicativa, injuntiva e dialogal. 3. Gêneros textuais/discursivos. 4. Coerência e coesão
textuais. 5. Concordância nominal e verbal. 6. Regência nominal e verbal. 7. Classes de palavras: usos e
adequações. 8. Organização sintática do período simples e do período composto. 9. Pontuação. 10. Modos
básicos de citar o discurso alheio. 11. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia,
hiperonímia, polissemia). 12. Organização do parágrafo.
INFORMÁTICA
1.Sistema operacional: conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, inclusive
compactados, pastas e programas (ambientes Linux Ubuntu 12.04 e posteriores e Microsoft Windows 7 e
posteriores). 2. Edição e editores de textos: conceitos, janelas, menus, barras de ferramentas, comandos,
configurações, formatação e modos de visualização (suítes LibreOffice 4.0.2 e posteriores; Microsoft Office 2007 e posteriores; e Google Docs versão 2018). 3. Edição e editores de planilhas eletrônicas: conceitos,
janelas, menus, barras de ferramentas, comandos, funções, configurações, importação/exportação de dados,
fórmulas e gráficos (suítes LibreOffice 4.0.2 e posteriores; Microsoft Office 2007 e posteriores; e Google Docs
versão 2018). 4 . Edição e editores de apresentações: conceitos, menus, barras de ferramentas, edição de
slides, formatação, modo de visualização e animação (suítes LibreOffice 4.0.2 e posteriores; Microsoft Office
2007 e posteriores; e Google Docs versão 2018). Aplicativos adicionais para suítes de escritório: ferramentas
de desenho, de edição de fórmulas e de formulários (suítes LibreOffice 4.0.2 e posteriores; Microsoft Office
2007 e posteriores; e Google Docs versão 2018). 5. Redes de computadores: Conceitos, ferramentas e
aplicativos para Internet e intranet. 6. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer 10 e posteriores;
Microsoft Edge 32 e posteriores; Mozilla Firefox 30 e posteriores; e Google Chrome 26 e posteriores). 7.
Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook 2007 e posteriores; e Mozilla Thunderbird 17 e
posteriores). 8. Sítios de busca e pesquisa na Internet, inclusive sintaxe de termos de busca (Google, Yahoo,
Bing e Ask.com). 9.Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedln, WhatsApp, Telegram, Flickr,
Google+ e Youtube). 10. Aplicativos de Comunicação (Skype e Google Talk). 11. Conceitos de vírus, worms,
spyware, malware e pragas virtuais. 12. Aplicativos para segurança (AVG antivírus; Microsoft Security
Essentials; e firewall do Windows 7 e posteriores). 13.Armazenamento de dados na nuvem.
LÓGICA
1. Compreensão de estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e
conclusões. 3. Lógica proposicional. 4. Raciocínio lógico sequencial. 5. Raciocínio lógico numérico e
quantitativo. 6. Raciocínio lógico analítico. 7. Conjuntos: operações, diagramas de Venn. 8. O conjunto dos
números inteiros: desigualdades; divisibilidade e fatoração no conjunto dos inteiros; máximo divisor comum;
mínimo múltiplo comum. 9. Resolução de problemas envolvendo princípios de contagens: permutações,
arranjos e combinações. 10. Probabilidade. 11. Noções básicas de Estatística: análise e interpretação de
dados apresentados em gráficos e tabelas; média, moda e mediana de uma série de dados. 12. Compreensão
de textos matemáticos.
ADMINISTRAÇÃO GERAL
1. Funções da Administração: planejamento, organização, direção e controle; 2. Estrutura organizacional; 3.
Noções de Administração de Pessoas; 4. Noções de Administração de Materiais; 5. Noções de
Comportamento Organizacional: liderança, comunicação, motivação, grupos, equipes e cultura
organizacional; 6. Noções de Gestão de Processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de
processos; 7. Noções de Gestão da Qualidade: As 7 Ferramentas da Qualidade; 8. Qualidade no Atendimento: Comunicação Telefônica e formas de atendimento;
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
11. Noções de Direito Administrativo: 11.1 Administração pública: princípios básicos. Poderes
administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia. Serviços Públicos:
conceito e princípios. 11.2 Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e
convalidação; discricionariedade e vinculação. 11.3 Organização administrativa: administração direta e
indireta; centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia
mista. 11.4 Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação. 11.5 Registro e alienação de bens públicos;
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
12. Noções de Direito Constitucional: 12.1 Constituição: dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias
fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; dos direitos de nacionalidade;
dos direitos políticos. Da organização político-administrativa: disposições gerais; dos bens e competências da
União, Estados, Distrito Federal e Municípios; da intervenção federal. Da Administração Pública: disposições
gerais; dos servidores públicos. Da organização dos Poderes. Do Poder Executivo: das atribuições e
responsabilidades do Presidente da República. Do Poder Legislativo: órgãos e atribuições; do processo legislativo; da fiscalização contábil, financeira e orçamentária.
ORÇAMENTO PÚBLICO
14. Noções
de Orçamento Público: 14.1 Conceitos. Princípios orçamentários. Orçamento-Programa: conceitos e
objetivos. Orçamento na Constituição Federal. Proposta orçamentária: Elaboração, discussão, votação e
aprovação. Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA.
Lei nº 4.320/1964: Da Lei de Orçamento; Da receita; Da Despesa; Dos Créditos Adicionais; Da execução do
Orçamento. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): Do Planejamento; Da Despesa Pública; Da Transparência, Controle e Fiscalização; 15.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA CREA
17. Legislação Específica: Lei nº 5.194/66 -
Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro agrônomo, e dá outras providências;
Resolução CONFEA nº 1.007/03; Resolução CONFEA nº1.121/19; Regimento Interno do CREA-RN; Ato
Normativo Nº 108-2023 - Estabelece no âmbito do CREA-RN as disposições Regulamentares Acerca das
Atribuições e Procedimentos de Licitações e Contratos Administrativos, de Acordo com a Lei 14.133/2021. 18. Ética no serviço público; 19. Código de Conduta Ética do Crea/RN.